Trashédia

YOU WILL BE HAPPIER WITH LOWER STANDARDS

Zvezdochka

MarcNewson_Zvezdochka_Nike_LuisRoyal_Trashedia

A minha história com a Barrios e a Trashédia mete lágrimas, a Austrália e surf.
Na dificuldade da primeira escolha para figurar por aqui, o que é que isto está mesmo a sugerir? Marc Newson, como é óbvio!
Esta estrela australiana do design é também um surfista e tem tudo que ver com a moda, como a Trashédia estava mesmo a pedir.
Chegou mesmo a fazer uma prancha para “extreme surf”, que o McNamara iria estrear em Portugal (e que é uma série limitada a 10 exemplares para a Gagosian Gallery, a 200 000 dólares cada uma).

MarcNEWSON_Surfboard
E não estranhem que se fale muito em dinheiro quando se fala de Marc Newson: ele é também o designer vivo com a criação mais valiosa alguma vez vendida – a sua Lockheed Lounge (1986) por 1 500 000 euros. Para além disso tem muitas peças únicas e edições limitadas em galerias tão exclusivas que não acreditamos que existam mesmo.

MARCNEWSON_LockheedLounge_1985
No que toca à moda, que é mais ou menos disso que vimos aqui falar (e só desta vez!), em todas as estações tem uma linha assinada para a G.Star Raw.

marc-newson-x-g-star-raw-10th-anniversary-reversible-tour-jacket-00
E como não é só por causa de exclusivos e limitados que se fala de Marc Newson, eis que trazemos uma reedição. O designer e a marca acharam que não valia a pena deixarem os seus fãs e coleccionadores a babarem-se durante mais tempo e trouxeram de novo à baila os mitológicos Zvedochka de 2001-04.
E isto vem mesmo a propósito do que queríamos aqui dizer: não gostamos nada de moda, mas gostamos muito destas coisas que são da moda e que se entranham em nós e que podiam ser super-moda agora como daqui a 10 anos.
É o caso dos Zvedochka: são uns sapatos modulares do futuro que já o eram em 2004, continuam a sê-lo em 2015 e temos a certeza de que ainda serão em 2026. Um sucesso da tecnologia como só a Nike poderia saber fazer: uma estrutura em plástico, moldada numa só peça vazada, para que se possa ver a 2ª pele composta por outras três peças – uma sola, uma palmilha e uma meia num material elástico. O que quer dizer que podemos ter muitos, de muitas cores, e trocar ou costumizar, como agora se diz.

Zvezdochka-img-4_original

 

Disse Marc Newson que eram uns “multi-purpose shoes for cosmonauts” e também por isso deu-lhes o nome do cãozinho russo que foi no Sputnik 10.

(Se houvesse hoje um remake de Back to the Future II (1989) sabemos que seriam estes os ténis do futuro usados por Marty McFly.)

BackToTheFuture_NikeSneakers_1989

Marc Newson é assim: um charme que já pousou para uma campanha da Saint Laurent e um designer que não pára de nos surpreender com criações novas, sempre apontadas para o futuro.

MarcNewsonYSL_AW0708_04
Agora esperamos que a Ford ponha os olhos nisto e pense bem quando é que vamos poder ver o 021C por aí a andar nas ruas.

MarcNewson_021C_Ford
Até lá, aguardemos.

MarcNewson_Zvezdochka_-_Group_Shot_-_01_copy_original

Zvezdochka (2014; reedição)
Design: Marc Newson
Editor: Nike

0

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.