Variations on Normal

VariationsOnNormal_DominicWilcox_4

Dominic Wilcox é um inventor.
Um designer, mas também um inventor.
Não se contenta com as possibilidades que a indústria de ponta é capaz de proporcionar à produção em série. Nem se contenta sequer com as possibilidades dos novíssimos sistemas de impressão 3D (com os quais, aliás, entra em competição), que constroem objectos à nossa medida.

VariationsOnNormal_DominicWilcox_2

Daí que as suas criações de designer se transformaram em ilustrações e depois em protótipos, que sistematizam um tipo de raciocínio que habitualmente ficaria para trás, por não poder ser materializado. Podiam ser os absurdos chindōgu, à maneira japonesa, mas são soluções mais profundas que pretendem resolver os problemas normais do mundo ou procurar a diversão no dia-a-dia através dos instintos ou da emoção. Sem medo do ridículo, de onde acredita poderem vir outras ideias, das que se pensam e, depois de validadas, se projectam, constroem e usam.

VariationsOnNormal_DominicWilcox_6
Estas ideias tanto podem ser automáticas, numa base de uma-por-dia, como podem ser maturadas como projectos e levadas a cabo até à concretização de um modelo experimental do objecto. Mesmo nesses casos são objectos que revelam a função e a ideia subjacente, mas que não contam para a utilização, que é aqui secundária.

VariationsOnNormal_DominicWilcox_9
Já queríamos a nossa vida resolvida por Dominic Wilcox.

VariationsOnNormal_DominicWilcox_10 VariationsOnNormal_DominicWilcox_11
VariationsOnNormal_DominicWilcox_14

Variations on Normal (2009 até hoje)
Design: Dominic Wilcox
Editor: edição de múltiplos pelo autor e em livro pela Square Peg
Vídeo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *